Botucatu, São Paulo / SP, Brazil
Uma antiga marcenaria no bairro Demetria em Botucatu que começa a se transformar em restaurante.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Slow Food

Segue um texto sobre slow food, um movimento que acreditamos ser muito importante e com princípios que compartilhamos.

Movimento Slow Food

Imprimir Envie este texto por Email

Comer é fundamental para viver. A forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Para um verdadeiro gastrônomo é impossível ignorar as fortes relações entre prato e planeta. Além disso, melhorar a qualidade da nossa alimentação e arranjar tempo para a saborear, é uma forma simples de tornar o nosso cotidiano mais prazeroso. Esta é a filosofia do Slow Food.

Fundado por Carlo Petrini em 1986, o Slow Food se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 132 países.

O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

O Slow Food opõe-se à tendência de padronização do alimento no Mundo, e defende a necessidade de que os consumidores estejam bem informados, se tornando co-produtores.

É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o devido tempo às coisas.
Carlo Petrini, fundador do Slow Food

A sede internacional do Slow Food é em Bra, na Itália. O Slow Food opera tanto localmente como mundialmente junto de instituições internacionais como a FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. Estabelece laços de amizade com governos em todo o mundo, prestando consultoria para o Ministério da Agricultura italiano, trabalhando com o presidente da câmara de Nova Iorque e colaborando com o governo Brasileiro.

Através dos seus conhecimentos gastronômicos relacionados com a política, a agricultura e o ambiente, o Slow Food tornou-se uma voz ativa na agricultura e na ecologia. O Slow Food conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. As atividades da associação visam defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto, e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais através de eventos e iniciativas.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Energia!!!

Estas são as janelas do bar, um petisco com vista para o cerrado, nada mal, não é?
Hoje estivemos com o eletrecista e definimos pontos de luz e energia, haja energia!!!
Teremos uns 5 lustres no salão e mais algumas arandelas dentro e fora tbem. marcamos tbem todos os pontos de tomadas, interruptores, quadros de luz, pontos de telefone e etc... como na marcenaria eram usadas máquinas pesadas, o quadro de luz é bem reforçado. viva!

terça-feira, 23 de março de 2010

ah! meu cantinho não...


A reforma continua a mil e o projeto começa a mudar um pouco... O Tica disse que é sempre assim e que as discussões de casal neste momento também são comuns... Decidimos fechar 3 das janelas previstas, achamos que teríamos pouca parede e é sempre bom um canto mais escurinho. Uma pequena discussão porque eu (Joana) sugeri fecharmos também as janelas do bar que darão para a rua, onde vai ter um balcão para que as pessoas fiquem também do lado de fora, mas o Porkão ficou bem puto com a minha sugestão, como se estivesse tirando a melhor parte do projeto, enfim...Ficou por isso mesmo...
Conseguimos bons preços com as mesas e janelas que não serão mais de vidro, e sim de madeira, para dar aquela escurecidinha que já falamos e também porque achamos que ficará mais bonito.
A reforma está indo rápido e está ficando muito bonito, já me falaram que está com "cara de negócio de gente grande", me assustei um pouco!
O melhor de tudo é que minha irmã e seu companheiro, virão trabalhar no Celeiro, estou muito feliz!!!A Gá tem uma super experiência com restaurantes e é muito organizada, não consigo mais pensar em como faríamos tudo sem eles!
Temos testado coisas para o cardápio que está praticamente definido, queremos ter os ingredientes todos orgânicos e fornecedores da região, aqui tem coisas muito boas de pequenos produtores.
Até amanhã com mais novidades.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Cruzetas no lugar...


hj o Zé fixou a armação das janelas na parede. deu pra sentir que vai ficar bom esse tamanho. decidimos tbem que agora as folhas das janelas vão ser de madeira... aquela tradicional de celeiro sabe... até amanhã com mais notícias.

domingo, 21 de março de 2010

parede da cozinha...


essa é a parede da cozinha. resolvemos deixa-la toda aberta. o vão da esquerda é onde vai ser a churrasqueira e do da direita, saladas, forno e fogão. a obra está indo bem. ontem o Zé já começou a levantar a parede do bar tbem. depois coloco uma foto.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Zé Mamão chegou com tudo!


e não é que na segunda-feira o Zé Mamão chegou mesmo? e chegou cheio de vontade. em um dia o cara já fez todo esse estrago. aja marretada! essa semana tbem fomos falar denovo com o João da Vitart, a loja que a gente quer fazer as mesas e a porta de entrada. estamos ansiosos esperando um orçamento dele. aliás, falando em orçamento, na verdade estamos esperando vários orçamentos tem uma loja de equipamento de cozinha que ficou de mandar um orçamento a mais de uma semana atrás... tá devagar em Dona Maria!!

sábado, 13 de março de 2010

A Planta, o Contador e a Burocracia....

ontem fomos imprimir a planta que o Tica fez e levar para o contador para ele dar entrada na vigilância sanitária. e como o espaço tem mais de 100m quadrados, vamos ter que dar entrada no pedido dos bombeiros tbem. rolou um fato interessante, como aqui é um bairro rural, todas as empresas que estão na Demetria possuem o mesmo endereço, Rodovia Gastão del Farra, KM 4... por isso ontem tivemos que tirar fotos da fachada do nosso restaurante e de restaurantes vizinhos para assim poder mostrar que de fato são empresas diferentes. diferente né? fora isso tivemos que assinar várias declarações, e vias e tudo mais... o bom é que, por enquanto, a abertura da empresa está indo bem. viva a burocracia!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Marretada Black Label


Desculpem a demora para escrever…
Ainda não conseguimos falar com o Fernando marceneiro que tem madeiras de demolição, mas fomos na loja do irmão dele que também trabalha com madeira e tem coisas muito bonitas e bem feitas. Falamos com o João, seu filho, um rapaz muito simpático e interessado em fazer negócio.
Compraremos as mesas com eles, feitas de madeira de demolição e também um ou dois aparadores para o salão, talvez a porta de entrada e um biombo ou móvel para o hall de entrada.
O que precisamos ver agora são as cadeiras, temos que comprar de algum fabricante que tenha uma grande produção, caso contrário elas saem muito caro. Estamos pensando em começar com 60 lugares, portanto 60 cadeiras. Já temos uma dica de fabricante aqui em Botucatu.
Pedimos também uma cotação de equipamentos de cozinha em uma loja aqui da cidade e acabo de me lembrar que a vendedora não me mandou.
Bom, o Zé Mamão atrasou a obra em SP e não veio hoje, disse que na quinta-feira estará aqui...Esperamos ansiosos.
De qualquer forma, hoje quebraremos uma parede para dar início a reforma, achamos que é um bom dia pra se começar algo, já que hoje fazemos 12 anos de união estável! Bonito isso, não?
Próximos passos:
-ver lustres para o salão
-ver cadeiras
-cruzetas para as janelas
-etc,etc,etc,etc.........

quarta-feira, 3 de março de 2010

Janela


janela definida!
vai ser de cruzeta é claro, e vai ser um belo janelão 1,70 x 2,10, o tamanho das cruzetas que eu achei hj por um preço legal.
vamo q vamo.

Começa na segunda...

Ontem fizemos outra reunião com o Tica. Agora está praticamente tudo definido, ele vai fazer uma planta e na segunda estão vindo pra cá o Zé Mamão e dois outros pedreiros de São Paulo, não tinha nenhum disponível aqui em botuca. Achamos bom, já que eles vem só pra isso e devem querer acabar logo...
Hoje vamos falar com o Fernando, um dos proprietários do galpão e marceneiro, precisamos ir atrás das janelas para já quebrar as paredes do tamanho certo para elas.E também ver mesas e cadeiras, tentaremos fazer com madeira de demolicão.
Começamos também a cotar equipamentos para a cozinha, temos que definir o que teremos para fazer os pontos de luz e água na cozinha.Estamos procurando de segunda mão, o ideal era encontrar um restaurante fechando e vendendo tudo, se alguém souber por favor nos comunique.
O cardápio também está praticamente definido, sem ele não seria possível fazermos a cozinha, na próxima postagem falamos um pouco disso...Até lá!